top of page

Os cavalos e seus aspectos


Eu sempre amei cavalos. Meu sonho de infância era simplesmente ser um, pois admirava a pureza e a liberdade deles no campo. Claro, ninguém quer ser explorado em uma carroça. Entretanto o que mais me chamava a atenção, era os cavalos selvagens.

A minha maior inspiração foi o filme Spirit, que mesmo sendo um desenho, os cavalos selvagens realmente desconhecem cercas ou freios, porque eles só conhecem a liberdade e eles simplesmente desfrutam dela em bandos. Quando eu estou nervosa, fecho os olhos e ouço mentalmente passos de cavalos cavalgando, sinto uma tremenda paz, pois eles transmitem isso e total segurança de si mesmo. Embora exista domadores, nenhum cavalo é domado, todos têm o espírito e a alma selvagem, mesmo ele não explorando esse lado, por isso as pessoas sentem medo, porque nenhum cavalo é domado realmente e mesmo com rédeas, ele tem o poder.

Quando eu era pequena, todo sábado, eu ia para igreja, deslumbrava os cavalos e a sua liberdade. Eu pensava que havia reencarnado na forma errada, assim como transexuais, cavalos não tem obrigações, eles são livres, embora eles não saibam a força que cada um tem. Algo que eu também desconheço, pois nunca analisei o quão forte posso ser, algo que muitos não analisam e esquecem. Um cavalo tem total vigor para carregar um ser humano ou até mesmo puxar algo.

Porém um cavalo não tem a maldade humana de se autoconhecer e exercer a sua robustez contra os demais, pois sua compaixão é imensa. Os cavalos assim como os humanos, reagem de formas diferentes diante um trauma em sua vida, mas a diferença é que eles têm o dom do perdão e se dão a chance de recomeçar, entretanto conseguem associar o lugar e as pessoas aos seus traumas, enquanto os humanos, apenas se autodestroem com coisas do passado.

Talvez a mitologia grega faça sentido, que a criação dos cavalos foi realizada pelo Deus Netuno, algumas vezes, eles estão na calmaria, dóceis e em outros momentos agitados, com atitudes selvagens. Enquanto alguns dizem que o cavalo é a forma irracional do homem no modo inconsciente, outros acreditam que o cavalo tem um elo com a nossa passagem para o outro mundo. Assim como no filme "Cavalo de guerra", que demonstra um processo e uma fase um tanto que dolorosa para ambas as partes, tanto para o animal, quanto para os humanos. Demonstra a imensa amizade de um garoto com um cavalo, visto que havia um grande laço que unia os dois.

Bom, eu nunca criei cavalos, já cavalguei, porém faz algum tempo. A minha mãe me conta a conexão que ela tinha com os cavalos, eu analiso de uma forma fantástica, pois eles possuem um equilíbrio, não são tão antissociais como os gatos e nem tão brincalhões quanto os cães. Não é à toa que se criou uma versão ainda mais aperfeiçoada do cavalo, que são os unicórnios, embora seja do mundo da fantasia, o significado deles é de pureza e virgindade, então poucos podem afirmar que são unicórnios, pois são o oposto do significado.

A fantasia não foge muito da realidade, pois cavalos são herbívoros, incapazes de matar para se alimentar, provavelmente pelo seu alto nível de empatia, que seus batimentos cardíacos se sincronizam dentro da normalidade cardíaca de cada espécie com um cavaleiro. Sendo que o sistema nervoso interfere na relação humana com o cavalo.

A cada dia amo ainda mais e admiro os cavalos, pois eles fazem parte da história da nossa civilização e são seres maravilhosos, creio que eu não merecia essa dadiva, pois eles são seres divinos e especiais. Enfim, mesmo eles contendo diversas qualidades, eles são vítimas de certos "humanos", que realizam maus tratos e utilizam o cavalo para benefícios próprios, algo injusto, pois o cavalo não evoluiu sozinho durante esses milhares de anos, eles evoluíram e realizaram um imenso progresso na sociedade, visto que são utilizados em certas áreas até hoje.

Spirit - O Corcel Indomável (2002)

Cavalo de Guerra (2011)

Criado por Erika Galvão, 2024.

Siga:
  • Tumblr
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page