
Setembro é o mês amarelo, que eu apoio muito a campanha, pois sei o que é passar por isso na prática, chegar ao ponto de desistir de tudo, até da sua própria vida. Embora muitos fujam deste tema, o suicídio tem tirado muitas pessoas de nossas vidas, sendo que muitas vezes as pessoas são negligenciadas e optam por dar um fim em sua dor.
Suicídio é o oposto de fraqueza e covardia, pois você precisa de muita coragem para tirar a sua própria vida. Ao contrário da maioria que luta pela sua vida, os suicidas perderam tudo, até a sua força de vontade e esperança. Ninguém acorda e diz: "Que lindo dia para cometer um suicídio!" Assim como em outros casos, o suicídio manifesta-se através de sintomas. Que não são ocasionados por preguiça, falta de Deus, má criação (claro que isso também acaba refletindo nessa escolha) e etc.
As pessoas estão cegas e a cada dia elas se tornam mais e mais ignorantes, apenas querem realizar julgamentos através de "achismos" ou o que se prendem como verdade, sem estarem dispostas a ouvirem opiniões dos outros ou o que realmente se passa no cotidiano da pessoa. Eu presenciei muitas pessoas apontando o dedo para dar uma causa para a minha depressão, ao invés de me apoiarem e me ajudar a enfrentá-la, sem total empatia pelo próximo.
Jamais julgo alguém que opta pelo suicídio. Eu faltando um mês para setembro, realizei uma tentativa falha de suicídio com remédios. Posso afirmar que não vale a pena, eu passei uma semana tentando imaginar um mundo sem a Erika. Isso me fez notar que existem pessoas que não mereciam passar por essa dor e que posso realizar mudanças, embora que sejam pequenas, eu sou capaz de tornar o mundo um pouquinho melhor e tenho certeza que você também é. Sei que toda manhã você abre os olhos e lamenta por ser mais um dia entediante e depressivo, mas você não precisa viver preso a isso ou muito menos dar um fim a isso.
Não estou me referindo somente a sua família, seu cachorro, gato, papagaio, namorado(a), etc... Imagine você criança, como você explicaria para ela que cada dia que ela viveu e irá viver será em vão, pois pessoas más e certas situações fizeram você jogar tudo no lixo. Ou sua família chorando, embora pareça que tu não farás falta, imagine a dor de sua mãe, quando ela passar em frente ao seu quarto e estar sempre da mesma maneira, em que ela observou na última vez, seu pai sentado na sala sabendo que você jamais passará por aquela porta ou o seu cachorro olhando frequentemente para o portão aguardando o seu regresso. Entretanto tudo acabou e você não irá voltar para casa, nunca mais.
A série 13 reasons why levanta dois lados, o lado da vítima e o lado do malfeitor. Provavelmente você já foi alvo de no mínimo um dos porquês no decorrer de sua vida. Você pode simplesmente tachar a série de "a garota suicida" ou simplesmente se questionar. Você já foi um porquê? Você realmente vai optar pelo suicídio, ao invés de saber as consequências de cada causador de sua dor?
Quando morremos não se sabe ao certo o que ocorre, pois temos diversas teorias, apenas sei que você será lembrado por um mês ou um ano e depois ninguém lembrará de você. Porém na vida temos diversas oportunidades, podemos ser atendente num mercado da nossa rua ou virar astronauta, mas isso dependerá somente de você. Quando acontece um acidente e temos uma ferida exposta na pele, por maior que seja ou até leve pontos, você sabe que um dia ela irá cicatrizar e você viverá normalmente. É claro que uma ferida psicológica que afeta o nosso emocional ou até nossa vida mesmo, é mais complicada de se lidar e cicatrizar, porém um dia ela irá, pois você vai se adaptar com ela, porque mesmo você não tendo o poder de mudar o passado, o futuro depende apenas de você, somente você poderá torná-lo bom ou ruim.
Não despreze ou iguale a dor dos demais, com a de outra pessoa. Se você vivencia esse inferno, procure ajuda e nunca desista de você mesmo, como a minha mãe me disse: "Você pode desistir de tudo, menos da sua vida." Se for a faculdade, mude; Se for o lugar, mude; Se for as pessoas, se afaste. Simplesmente busque a sua felicidade, sem ligar para os comentários alheios. Eu não sei se vou ter outra crise, porém estou tentando recomeçar e buscando um novo sentido para a minha existência.
