top of page

Vegetarianismo na minha vida


Eu fui criada sendo vegetariana, embora eles neguem, a igreja pesou sim, nessa decisão. Sou grata por isso, posso ter me afastado do adventismo, entretanto jamais vou largar o vegetarianismo, pois eu sou apaixonada por animais, a ponto de deixar o meu paladar de lado e comer algo bom, porém sem morte de seres vivos sencientes. Não julgo carnívoros, mas sinto a obrigação de retribuir o que eles fizeram comigo e por mim, quando eu era muito pequena, não tinha muitos amigos próximos. Então eu desabafava com o Trovão e a Peposa (um cachorro e uma gata), me fazia bem, logo após comecei a ter amigos imaginários.

Desde pequena tinha tendências suicidas, porém eles me faziam não me sentir sozinha e menos solitária, parece loucura (eu sei), porém quando falo com pessoas, me sinto julgada, embora não seja intencional sempre julgamos a atitude do outro, além do mais eles guardavam segredo, não me esnobavam ou faziam bullying comigo, eles sentiam admiração. Até hoje quando eu acaricio um animal, eles me olham como uma heroína, é algo único.

Havia dois lugares que eu amava na infância, o serviço da minha mãe e lugares com cavalos. Amava montar, nunca caí, mas hoje repenso sobre isso. Tentei comer carne, porém me fazia mal, a partir de então comecei a repensar e me questionar o que era o vegetarianismo, fiz muitas pesquisas e não me senti bem, voltei decidida que era o que eu queria. A gente vive em um modo tão automático e padronizado, que acabamos esquecendo de se questionar, pesquisar e formar pensamentos próprios. Meus pais me recomendavam o vegetarianismo e a minha avó me recomendava ser carnívora, foi a partir de então que fui pesquisar, pois eu precisava ter o meu ponto de vista e uma decisão a respeito do que eu queria.

Eu chorei muito, mas compreendi o porquê do vegetarianismo e veganismo existir e seus objetivos. Pois desde pequena ouvia do meu pai: "Minha filha, essa vaquinha estava ontem correndo no campo e hoje ela está aqui." Essa era a explicação do meu pai, quando assisti documentários, queria eu que ela amenos estive ontem no campo, porque existe muita exploração. O ser humano chegou em nível de "evolução" tão medíocre, que se coloca acima de todos os demais, porém eles se esquecem que se estamos vivos e somos homo sapiens é porque existe um ciclo na vida, que é o que mantém todos vivos, sem haver uma pirâmide, pois cada espécie é útil na existência da outra.

Algo que se encaixa perfeitamente em nossa sociedade é está citação de Pythagoras: "Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor." Mesmo ele sendo de outra época, antes de Cristo, sem saber que haveria a crucificação, guerras mundiais e etc. Ele conseguiu analisar e chegar nesta conclusão.

"Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens." -Alice Walker

Criado por Erika Galvão, 2024.

Siga:
  • Tumblr
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page