As pessoas acreditam que o uso de armas é a solução contra a violência para nos igualar, mas uma arma em punho pode trazer consequências irreversíveis. Em minutos uma mãe perde o filho e as crianças perdem os pais, então a bala é mais rápida que um pensamento lúcido. Enquanto alguns tentam restringir o uso de armas, como por exemplo nos Estados Unidos: "O país tem a maior taxa de homicídios com armas de fogo do mundo desenvolvido: mais de 11 mil assassinatos do tipo foram registrados em 2016."
A sociedade tem um grande preconceito contra raças, gêneros, religiões, etc.; devido à falta de compreensão pelas escolhas alheias e a falta de respeito, então além dos discursos de ódio conviveremos com "justiceiros" matando por repudio sem existir fatos consistentes provando que são ameaças. Dividir a população e distribuir armas e a função do estado de nos proteger das pessoas no geral, demonstra que o governo não tem preocupação em proteger a sua nação, pois não são só os políticos que praticam corrupção e isso vai facilitar o acesso. Infelizmente, essa lei não irá contribuir na vida de todos. As pessoas vão sair de suas funções esgotadas psicologicamente e fisicamente com armas para garantir a sua própria segurança, sendo que alguns policias se transformam em paranoicos devido a responsabilidade da profissão, que sobrecarregamos eles na comunidade. O crime organizado irá aumentar ou vamos entrar em uma guerra civil, pois eles dominam até o poder e o país vai ter que investir no armamento, afinal não temos suporte para isso. Então precisamos abrir mão de investir na educação e saúde para combater algo que está enraizado na nossa nação.
Todos que apoiam a violência acreditam que alguns devem se sacrificar por um bem maior. Então por que é tratado diferente vítimas do primeiro mundo das vítimas de países de terceiro? Só que essa filosofia é mantida até se aproximar de você ou se virar contra você. Todo mundo tem motivos para viver e não é por merecimento apenas, nem que seja para pagar pela dor causada devido as atitudes perversas.
Viveremos mais inseguros com medo de que um erro pode te levar a morte, afinal todos erram, entretanto a maldade de alguns é insaciável. Viveremos em um cenário de guerra e ficaremos com sangue nas mãos. No holocausto morreu diversos inocentes, então armar todo mundo não é igualizar, pois alguns vão eliminar apenas as diferenças. A frase de Mahatma Gandhi define a hipocrisia de muitos: "Seja a mudança que você quer ver no mundo."