top of page

Ninguém toca no meu IF


Queria ir no protesto, mas daí penso como seria eu no tumulto e com todo aquele barulho. Entraria em pânico mesmo estando melhor, seria um grande passo para se dar justamente agora que estou progredindo nos estudos. Sinto orgulho dessas pessoas que causam o tumulto para reivindicar os nossos direitos, que nossos antepassados lutaram para conseguir. Cortar a educação é um atraso, porque existem empregos, porém é necessário ter especialização para conseguir uma vaga em qualquer lugar, o médio é o básico. Então vamos ficar despreparados e os gringos vão aproveitar para receber em qualquer moeda que tenha mais valor que a nossa.

Meus pais não concluíram nem o médio, se mataram a vida toda trabalhando para nunca faltar nada na mesa, então a minha obrigação e a do meu irmão sempre foi estudar para ser alguém na vida, para que não seja necessário ser escravo por mixarias. Nesse ano fui chamada em duas instituições federais e realmente valeu a pena cada segundo que passei estudando para a aula. Ao invés de odiar, aprendi a amar química, ao contrário da outra vez que parecia uma louca desvairada, consigo ir e estudar até que a matéria faça sentido, como resultado são as minhas notas medianas.

As pessoas disseram que eu não iria conseguir e agora sei que posso, que aquilo foi apenas uma má fase na minha vida e que o curso não era o motivo de ter acontecido tantas coisas ruins. As pessoas não sabem o que é melhor para a minha vida, mas concordo que a educação poderá me garantir um futuro melhor. Preciso de um recomeço e só estudando vou conseguir ir além de tudo, porque não quero ser a mulher do lar enquanto o marido coloca a mão na parte bruta, parece prostituição, me deitar com um cara para satisfaze-lo, só por ele bancar um lar ou mais de um lar. Sentem medo das mulheres alcançar o sucesso sem depender de homens e criar as suas regalias, como traições.

Sempre planejei o meu futuro e agora será arrancado, não uso drogas, ao contrário com toda aquela pressão passei a ser dependente de medicamentos controlados para suportar todo aquele inferno particular. Só que o meu tudo pode acabar de vez por cortes do governo, enquanto o próprio governo come lagostas com vinho importado e seus bolsos cheios de dinheiros, que nem médicos recebem (e são altos também, porém merecem) e até o IPTU é mais alto que um salário mensal de qualquer professor. Não lutei até aqui para perder tudo por conta de um ministro que não sabe nem porcentagem, ainda menospreza contas que são necessárias para o funcionamento ou vão querer passar a obrigação de limpar as instituições para os professores no final das suas aulas? As cotas são sinônimas de igualdade para todo tipo de diferenças, que não te torna menos capacitado.

Criado por Erika Galvão, 2024.

Siga:
  • Tumblr
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page