top of page

Sinto falta...


A minha vó vive repetindo que não era feliz, que meu avô era mal para ela e ela diz isso pela minha mãe amar o pai que ela tinha, que considerava o meu vô como pai e mãe. A minha vó vive falando isso, mas eu acredito que a parte mais dolorida para a minha mãe, era que ela dizia para o meu vô escolher ou ela ou a minha mãe. Ele ficava sem reação, minha mãe dizia que não precisava escolher e ela pegava umas roupas, montava no cavalo e ia para casa de amigos, que até hoje consideram ela como filha. A minha vó já foi embora de casa e sempre voltou, como se algo fosse mudar, mas ela sempre queria desfazer a felicidade da minha mãe, depois de muito tempo entendi que não era pela minha mãe honrar a memória do meu avô, é por ela sempre querer que o meu avô escolhesse, agora também sinto o som de cada palavra que fazia a minha mãe sentir culpa e uma hora ela simplesmente parou de retrucar, porém sei que ela ainda pode sentir desprezo.

As pessoas antigamente viviam de aparências, com alcoolismo, falta de amor e seus sentimentos as escondidas dentro de si, alguns ainda são assim e embora a internet tenha contribuído para a mentira e acabe facilitando a ilusão. Alguns são infelizes com o cara que casaram no passado em outra época, que ele demonstrava amor e proteção, que hoje é mais apenas dominação. A minha vó vivia aprontando, mas ela fala como se fosse uma santa e agora grita que é feliz com o novo marido, meu avô deixava a minha mãe ter liberdade e tratava ela como criança mulecona, enquanto a minha mãe odiava toda aquela vaidade e a minha vó queria que ela fosse comum, como o restante das garotas, com maquiagem e acessórios. Lá no fundo a minha mãe tinha um lado feminista que se perdeu.

Ela não cursou o ensino médio, para conseguir trabalhar, conheceu o meu pai e aos 28 anos resolveu ser mãe, ao contrário do que ela sempre dizia no passado, que não queria filhos, minha mãe tem total capacidade para ser formada em algo, que não envolva tanto sacrifício para ela, porém eu percebo que fui um erro certo e que motiva ela a levantar da cama. Ela passou muito trabalho comigo, já o meu irmão era mais sortudo e parece que todo sacrifício dela foi válido, posso ver e quase sentir o orgulho que ela tem pelos dois filhos dela e tudo deu certo. Não consigo imaginar a imensidão do mundo que ela carrega nas costas, portanto sei que é incapaz de se colocar na balança e ela nunca fala nada, ela absorve. Ela tinha medo de ser uma péssima mãe e tinha medo de nos afastar, como a minha vó e ela deixou escapar em um print que ela me mandou.

Quando o meu avô faleceu, ela não escorreu uma lágrima, pois ela dormia no hospital esperando um leito desocupar para o meu avô ser internado logo. Ela correu atrás de tudo e ficou com ele até o final quase, até ele falecer com o meu pai lá. A consciência dela estava tão limpa, que ela só se despediu, enquanto a minha vó fazia cena em cima do caixão chorando e gritando. Só que a minha mãe deixou escapar para o meu o meu pai, que: “Deus levou a pessoa errada.” Essa frase demonstra que ela estava agarrada na raiva e não na tristeza, afinal ela viu o câncer matar ele, a minha vó vive falando sobre a infelicidade do casamento dela, como se fosse algo divino a morte dele.

O meu avô foi diagnosticado com câncer antes de eu nascer, ele foi considerado curado, antes de eu nascer, ele aproveitou o máximo em ser avô e éramos muito apegados um no outro. Quando ele estava morrendo, eu não entendia e só deixei ele segurar o meu irmão uma vez antes de morrer e quando eu me vejo naquelas fotos com ele, percebo o quanto fui feliz e nem sabia, que depois ia vir um olhar obscuro. Minha mãe tem fotos antigas deles, duas na cozinha em porta retratos, que ela olha com um brilho no olhar e sente saudades.

A minha vó não virou um exemplo para as demais, entretanto eu acho que o tempo trouxe mais paz e lições para ela, ainda tem certos erros, só que ela dá valor a família que ela tem e agora ela trata a minha mãe como uma filha, enquanto com os netos ela foi boa em coisas que ela acreditava ser importante. Nos aniversários em muitos ela faltou por causa das festas e rodeios que iam serem no mesmo dia e ela comprava o presente, ainda dizia que o importante é o presente, naquela época acreditei nessa filosofia e percebi que já tinha perdido um avô e agora a minha avó não queria festejar mais um ano ou ocasiões especiais, o pior é que ela escolhia faltar e ela realmente acreditava na importância do presente. A depressão dela foi o que nos uniu de uma forma estranha, porque eu sempre faço a avaliação e explico tudo direitinho, porque sou um poço de depressão.

Espero ver ele de novo, sem dor, sem ele morrendo e que ele lembre de quem sou eu, pois eu nunca esqueci dele, nem a minha mãe. Se aposentou como agricultura, errou ao fumar (nem ele sabia que era veneno), agrotóxicos e talvez o senhor estivesse vivo, com a sua neta cursando química e o seu neto cursando telecomunicações. Com certeza, faria o Senhor ter Facebook, WhatsApp e Instagram nem que seja para o senhor postar fotos de molhe de cebola ou frutas da sua horta. Talvez, eu tomasse sucos naturais, que desde pequena você fazia e eu tomava ou ia me dar refrigerantes e sorvetes (muito melhor), embora o padrasto da minha mãe seja bom para nós, não é a mesma coisa e ele é um ótimo amigo e até mesmo companheiro para a minha avó, que nos respeita e nos faz rir.

A sua casa passou a ser nossa, a outra foi vendida e agora a casa está maior, mas a horta contínua existindo e agora está cheia de gatos, o Rex e o Bob se foram também. Só que o Senhor ia amar a Lorde e a Hannah, que são as minhas doidas e de bônus o Fantasma que é encapetado, porém aprendi a amar ele com o tempo. Só que eu posso imaginar o quanto foi difícil ficar internado, se sentindo mal e que estava morrendo lentamente, deve ser tão horrível sentir algo tão pesado, que vai te consumindo e as pessoas sofrendo a sua volta, ainda mais com a minha avó na volta. A minha mãe é maravilhosa e eu estaria morta se não fosse ela na minha vida e na vida de muitos.

Criado por Erika Galvão, 2024.

Siga:
  • Tumblr
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page