top of page

Calamidade constante

Atualmente estamos vivendo em muitas regiões a pós enchente, cadáveres, barro, lodo, perda total de imóveis, mobília e automóveis. Pessoas chorando por simplesmente perderem tudo, só quem paga a prestação consegue entender a dor de jogar todos os aparelhos eletrônicos de mais de mil reais na rua. Outra questão que é vista por quem está de fora, é o que fazer com tanto lixo? Carros, móveis, entulhos e equipamentos elétricos, tudo sendo descartado de forma coletiva e as ruas cheias. Enquanto muitos tentam limpar o que lhe restou, as autoridades enfrentam o dilema de dar e receber, pelo visto é mais difícil encontrar onde socar os restos e muito desse material contém metal pesado e radioativo misturado com lama, que não é fácil de remover. O melhor seria reciclar para poupar uma futura cobrança da natureza, ainda dá tempo de começar o reflorestamento e melhorar as leis ambientais, antes que o RS vire uma história de pescador e deixe de ser terra sólida. As águas estão subindo mais e mais, parece que nem o Oceano dá conta, os rios, arroios, lagos, represas, banhados e sem lugares para escoar.

Nunca imaginei que eu iria saber tanto sobre maresia, vento e para onde a água vai... Parecia que somente pescadores precisavam saber, mas o litoral também necessita se informar pela própria sobrevivência. A lagoa segue avançando, mas segundo a Marinha, o mar também irá trazer mais um caos para a praia com ressacas constantes e com altas ondas, mas ninguém sabe ao certo. Parece que estamos sendo castigados, pelo erro de muitos outros, ou vai me dizer, que um morador simples da ilha, também lucra com o desmatamento? Ou se quer entende sobre o assunto? O erro de certos pescadores resulta pela ganância de alguns realizarem pescas ilegais, não tenho muita conexão com animais marinhos, porém é óbvio que arrastões com redes matam também os filhotes, prejudicando a criação desses animais para futuramente serem pescados por humanos que faturam em cima da desgraça alheia. A ganância mata, depois criticam a conta que deverá ser paga por todos nós, incluindo os alecrins dourados/humanos, que deveriam ser extintos do planeta para o bem e preservação de tudo que nos resta. O apocalipse é causado por nós, iremos sofrer somente para saciar a sede de poder de alguns, que é maior do que a ganância por dinheiro para outros. Enquanto, alguns usam o seu dinheiro para salvar, outros usam tudo o que tem para para conquistar bens materiais valiosos ou colonizações espaciais ou planetárias.

Infelizmente, essa não será a última e não sei até quando iremos sobreviver. Parece que estamos vivendo em um filme cheio de catástrofes. A segunda maior foi em 1941, entretanto, eu sinto que não teremos tanto tempo para nos reerguemos e sinceramente não consigo ver um futuro promissor, a água nem se quer se foi para um pouco mais distante. A solução seria umas bombas imensas a curto prazo, além de tirarem essas pessoas de lugares de riscos sem precisar de uma grande cheia para alagar as casas, independente delas, todos nós deveríamos ter um lar seguro para chamar de seu. Esses eventos climáticos são anunciados não mais em artigos científicos, famosos estão colocando em seus discursos ou artes toda essa conscientização, que é menos desconsiderada do que a comoção da tragédia. O problema é que os programas sociais são esquecidos e a verba vai sendo fatiada, amo o meu Estado e espero não precisar deixar ele ou perder tudo por causa dele. Independente do partido ou politicagem, eu sinto orgulho de ser o primeiro estado a ter um governador gay (assumido) e reeleito, as divergências foram deixadas de lado quando o seu opositor era um acéfalo com falas desprezíveis, sem projetos e completamente desqualificado em todos os debates. Sempre falam em reconhecer os seus próprios erros, porém o que vejo são pessoas, que acumularam todo o seu ódio partidário brotando aos montes para reforçar os erros, já assumidos.

Comments


Criado por Erika Galvão, 2024.

Siga:
  • Tumblr
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page