
Muitos pensam que depressão e tristeza são sinônimos, mas não necessariamente, algumas pessoas acabam sentindo uma tristeza notável, enquanto os outros fingem estar bem e com um sorriso no rosto. Entretanto o que diferencia ambos? É que a tristeza é um sentimento e a depressão é uma doença, visto que nenhuma doença é boa e os sentimentos vão se modificando ao longo do tempo. Na dúvida, é sempre bom procurar um especialista, no entanto muitas pessoas confundem uma coisa com outra e tem uma lógica, pois muitas pessoas acabam perdendo a vontade de viver e são melancólicos. No entanto sentimentos são causados por algo, que geralmente ocorreu e você sente temporariamente e a depressão, não é nada temporária. Se um depressivo quisesse chamar atenção ele teria algo mais elaborado, atrativo, além do mais fingir uma depressão é doentio e triste para todos, inclusive para o próprio “depressivo”. Não é falta do que fazer e nem outros sentimentos podem serem culpados por um mal compreendido.
Quando uma pessoa passa por isso, ela necessita reconhecer a sua doença e quais são os gatilhos dela, muitas pessoas tomam medicamentos para depressão e nunca nem ao menos leram a bula, essa falta de vontade e de curiosidade pode dificultar mais ainda o processo, o autoconhecimento nos dará tranquilidade e não precisa estudar psiquiatra ou psicologia, pois existem inúmeros artigos, sites e estudos. Eu não estudei psicologia e nem psiquiatra, portanto aprendi a reconhecer os meus limites, sintomas e até mesmo em outras pessoas. Todos os deboches de que sou a médica da família, a única coisa que eu faço é simplesmente pesquisar e descobrir mais e mais sobretudo. O conformismo é irritante e a falta de questionamento é como um ser que faz parte do Reino Monera. Essas mesmas pessoas não compreendem que a internet pode ser usada para aprender, principalmente diferenciar o real e o surreal. Muitos preferem as notícias fakes, que muitos criam e compartilham, não existe um controle determinando limites.
Eu fui uma das pessoas que pensava estar triste apenas, na realidade era depressão e ela foi me consumindo aos poucos, assim como um tumor maligno e ela sugou toda a minha energia e disposição. Não quero que as pessoas fiquem pensando que estou usando a doença como desculpa para fugir da realidade e das consequências. Jamais iria fugir das minhas obrigações e lido com o meu total descontrole sobre tudo, quando eu era menor, acreditava que quanto mais eu sentisse dor, mais eu teria resistência para suportar mais dor ainda e fui tola. Olha onde eu vim parar... Nunca foi por questão de força e na verdade, eu poderia simplesmente estar melhor, quando a pessoa inicia o tratamento desde cedo, menos remédios, mais técnicas e tratamentos temporários, pois é algo que está se iniciando, como se você tivesse alimentando algo que foi ficando imenso e que tornava toda a sua energia em comida.
Comments