top of page

Engasgada

  As pessoas querem uma explicação simples e direta, recentemente eu tive um mini ataque de pânico por uma coisa tola, que é considerada para muitas pessoas são coisas simples de controlar e tratam como se fosse algo tão banal. Em uma noite recente, eu havia acabado de me deitar na minha própria cama quando comecei a salivar de uma forma muito contínua, quanto mais eu tentava controlar, mais saliva era produzida e foi algo muito besta. A sensação é sempre intensa, mesmo sendo algo pequeno e sem lógica, é cansativo se sentir tão vulnerável com a própria mente, que cria situações de se sentir travada e ninguém compreende o poder da mente.

   Foi então que surgiu na minha mente, que eu me engasgaria com tanta saliva, principalmente se eu dormir assim e por mais que eu tentasse manter a calma, mais nervosa eu ficava. Não conseguia dormir, mesmo este processo devendo ser tão natural, porém se passaram minutos e nada de eu pegar no sono. Decidi simplesmente tentar focar o meu pensamento no modo foda-se, que eu não iria morrer engasgada e se eu morresse, era algo fora do meu controle, aos poucos depois de racionalizar isto, eu finalmente consegui pegar no sono e o pior é que devo me contentar que pelo menos desta vez tive êxito. Eu sabia o motivo de eu estar em pânico, me engasgar ou me afogar, então foi tranquilizante saber e mais fácil de lidar.

  Acabo tendo essas crises sem saber a causa de tanto desespero e agonia, quando eu entro em um ônibus, eu nem sempre sei o motivo do meu ataque de pânico e quando sei que é pela minha ansiedade social ou um possível acidente, é mais fácil desmembrar essa sensação e assim diminuir a minha ansiedade. O pior de tudo é quando não sei o que me deixa tão apavorada, sendo que essas crises momentâneas são mais intensas e dificilmente controladas, pois se você sabe o que está te atacando e deixando doente, é mais fácil de tratar. Pode ser confuso para pessoas que se dizem normais nesse quesito e compreender como algo tão fantasioso seja tão apavorante, é difícil explicar para a nossa família ou amigos o quanto a nossa mente pode nos pregar peças, que muitas vezes nem nós entendemos o quanto estamos confusos e descontrolados com o nosso próprio corpo.

  Ouvi tantas sugestões de como mudar, que poderia escrever um livro e ainda assim não resolveria nada tentar encontrar um caminho mais aceitável para algo incompreensível, enquanto muitos criticam e outros tentam ajudar do seu jeito... É quase uma missão impossível de controlar, eu acredito que aquelas pessoas que pensam que estão no controle com todo o seu corpo são iludidos ou charlatões porque é difícil manter o controle. Inclusive através do conhecimento do modo operacional de nossas próprias ideias, corpo, alma e de nada adianta invejar alguém de carne e osso, que também tem os seus próprios demônios internos e medíocres do seu jeito. Percebi que nada é fácil de explicar ou até mesmo mudar, afinal nos tornaríamos fantoches de nós mesmos.

Comments


Criado por Erika Galvão, 2024.

Siga:
  • Tumblr
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page