
O final nos faz voltar ao início de onde partimos, nem sempre é um lugar e pode ser um início metafórico, como diz o ditado: “O bom filho à casa torna.” De fato é necessário para todos os sobreviventes que geralmente são enterrados junto com seus conhecidos e entequeridos que também planejam voltar as suas raízes. Não consigo imaginar outra terra que seja o meu lar fora desse bairro no interior e aqui sempre será o meu lugar com a minha família e com as minhas memórias que muitas vieram daqui mesmo, pois pior que seja o meu dia me contento em saber que tenho um lugar que me sinto protegida e me acalma nas piores horas.
Fiquei triste quando a minha avó foi embora, eu era pequena e ela era infeliz nesse lugar, ela conheceu um senhor que foi a desculpa perfeita para ela colocar em um caminhão de partida e levar ele para morar com ela em outra cidade longe de nós. O alcoolismo levou ele ao fim várias vezes, era horrível todas as viradas de ano com ele podre de bêbado, minha vó brigando com ele sem parar, minha mãe dizia que era castigo por ela mentir que a vida dela era um inferno com o meu avô que era um ótimo homem, sem duvidas alguma, então ela se mudou para uma nova cidade e desconhecida até então pela minha parte. Ela jurou que não voltaria para cá e não entendi o motivo dela partir, mas no final era por ela querer viver intensamente do modo dela e óbvio que ela não precisava da gente na vida dela, éramos apenas crianças curiosas, ela evitava que eu e o meu irmão ficasse com ela e o caçula era bagunceiro e fujão, entretanto ele tem um coração bom, gentil e amoroso do jeito dele.
Agora, a minha vó não pode limpar a casa, nem me manipular a fazer coisas que não quero e fico feliz por ela voltar para perto, mas estou feliz por ter ela por perto novamente e embora nos desentendemos, amo ela por ser um impasse na minha vida. Os meus pais eram os que sempre tentavam me ensinar o certo, que se esqueciam de nos ensinar a sobreviver em meio a todo mal que existe e que muitas vezes devemos nos defender ou expressar toda a raiva acumulada. O sonho da minha vó era ser prostituta por um dia, ela ia contra o princípio moral de todos, embora ela fosse cheia de controvérsias e ela tenta ser conservadora, todavia ela nos surpreende até hoje e ainda assim é uma parte importante da minha vida.
Comments