top of page

Indiferença


O preconceito sempre existiu e não é vitimismo, porque imagine ser condenado pelo modo de ser, como consequência a morte e passam a serem perseguidos por isso apenas. Vejo homens brancos dizendo que o racismo só existia na época da escravidão, mas não sei em que mundo eles vivem para acreditarem nessa negação, visto que somos ainda divididos e julgados pela cor, gênero, necessidade especial, altura, peso e etc. Na internet li a seguinte frase: “Tiraram os afrodescendentes da senzala e colocaram na favela.” Não que todos sejam afro e que não tenha brancos nas favelas, pois a desigualdade afeta a todos, portanto se olharmos no geral existe uma maioria predominante, sim. Recebemos essa herança que precisa ser apagada da sociedade, porque ferimos muitas pessoas sem ter noção muitas vezes e isso é horrível.

Não consigo simplesmente ignorar e eu ainda choro por ser horrível de se ouvir mesmo que não seja comigo, só que ouvir alguém sendo diminuído pela forma de ser e principalmente por não afetar ninguém. O preconceito está sendo camuflado como uma simples opinião, mas o racismo não é só a escravidão, nem deixou de existir homofobia quando deixaram de excluir o homossexual automaticamente, nem adianta dizer que “sem preconceito, mas...” e devemos incluir todos de alguma forma. Ao invés de desconvidar o menino com autismo, você pode ser criativo para que todos se divirtam, porém não podemos ignorar as diferenças ou simplesmente fingir que elas não existem.

O holocausto acabou em 1945, todavia ainda vemos por todos os lados pessoas morrendo por crenças, raça, sexualidade e etc. Não podemos nos conformar só porque não existem mais câmaras de gás, precisamos buscar melhorias em uma sociedade que é cheia de padrões como se houvesse apenas uma forma certa de ser. Não podemos bater palmas e fingir que nada aconteceu, porque todos sofrem em meio à discriminação e é algo que começa por nós mesmos para depois cobrar dos outros. Estamos longe de sermos seres melhores, precisamos evoluir e não retroceder mais ainda, toda vez que escuto algo preconceituoso e em seguida que devo respeitar alguém por ser de outra época, mas ainda assim continua sendo um erro independente do tempo e parece que as pessoas não estão se ouvindo em cada palavra, que sai carregada de ódio ou ridiculariza tudo o que é diferente.

Não quero imaginar minha filha ou sobrinho vivendo em um mundo tão cheio de julgamentos, serem isolados e até mesmo rejeitados pela própria família. Precisamos parar de justificar as nossas ações com base no passado, jamais vamos chegar em algum lugar melhor se não contribuirmos, pois estamos preso em uma cultura completamente arrogante e mesquinha. Independente do século, ainda assim é necessário rever a forma que vemos o mundo, pois a pessoa vive no mesmo século que eu, então precisa deixar de lado toda esse preconceito que está enraizado desde criança em nossa vida e sabemos que precisamos dar um basta. Eu vejo as pessoas se justificando por inúmeros atos cheios de julgamentos precipitados sobre como a pessoa é defina pela aparência, não quero imaginar minha filha em uma sociedade machista e que impede ela de expor sua sexualidade que é interpretada como obscena e que necessita ser censurada, porque eu passo por isso até hoje e dói muito, ser chamada de aberração e não quero isso nem para o meu pior inimigo. Devemos lutar pela liberdade de expressão, desde que não prejudique o próximo e existi uma grande diferença em ofender alguém do que apenas opinar.


Comentarios


Criado por Erika Galvão, 2024.

Siga:
  • Tumblr
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page