
A minha tia tem a doença chamada de vitiligo, que deixa manchas na pele. Ao longo do tempo, ela resolveu procurar tratamento, pois notou que estava aumentando o número de manchas. Quando eu era criança, o meu pai disse que essa doença era causada pela água sanitária e os meus pais sempre disseram para não fazer comentários ou olhares inconvenientes, porque aquilo atormentava ela e muitas vezes ela se negava a sair de casa por conta desses olhares. Ao longo do tratamento, o médico diagnosticou que a doença se agravava devido ao sistema nervoso dela, ou seja, quanto mais ela pensasse na doença, pior seria e mais manchas sugeriam assim.
O meu sistema nervoso me faz sentir dor física, no caso dela mexe com a aparência dela. Só que as pessoas não sabem o motivo dela ser tão nervosa, primeiramente para começar ela criou os irmãos caçulas dela, logo após a morte dos pais dela, ela resolveu manter a família unida, pois já era doloroso a perda dos pais, depois ela se tornou mãe solteira de dois filhos, ela passou fome, não tinha coisas básicas (como um gás de cozinha). Eu admiro ela, pois é cansativo sentir dor e a aparência muitas vezes é levada como critério, embora ela sinta vergonha e use maquiagem para cobrir toda insegurança dela e o fato dela se sentir confortável na presença de uma outra pessoa com vitiligo.
Ela se senti diferente, geralmente era coisa da imaginação dela, só que ela leva a sério e é difícil quando a pessoa não é feliz com a sua própria aparência. Não que as pessoas costumam ter amor próprio por tudo, eu mesma odeio meu nariz defeituoso, só que o fato do emocional ter todo esse poder sobre todos nós ao ponto de dar vida a um problema, se torna algo assustador. Realmente tenho certeza que quem a julga pela aparência, jamais irá conhecer uma mulher guerreira e mesmo não sabendo... Ela é um exemplo de mulher feminista, pois ela foi mãe e pai desde cedo. Os meus tios alcoólatras brigavam, ela foi ameaçada por eles e nunca recuou, ela pode não se tornar um símbolo de algum movimento e realmente faltaria medalhas para todas as mulheres que levam um tapa na cara da sociedade e ainda assim levantou a cabeça, mesmo o psicológico cansado e com inúmeros motivos para desistir, elas perseguiram em frente.
Comments